Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Notícias

Imagem

Seminário Formativo “Os Desportos de Combate na Formação Infanto-Juvenil"

27 de Maio de 2013

No dia 13 de maio de 2013, pelas 19h30m, no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, realizou-se o Seminário Formativo "Os Desportos de Combate na Formação Infanto-Juvenil".

Este evento foi organizado por um grupo de estudantes da licenciatura de Desporto e Atividade Física no âmbito da Unidade Curricular de "Organização e Gestão do Desporto", sob orientação do Mestre António Azevedo, responsável da Unidade Curricular, do Professor Doutor Abel Figueiredo e do Dr. Bruno Avelar Rosa, investigadores no âmbito das Artes Marciais e Desportos de Combate, nas suas diferentes dimensões.

O Seminário contou com a presença de cerca de 85 participantes, entre os quais treinadores, professores e praticantes deste grupo de modalidades e estudantes de Desporto e Atividade Física, entre outros.

A organização do Seminário contou ainda com a colaboração do Plano Nacional de Ética no Desporto, dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo estes sido representados pela Dra. Natália Mendes da Direção Regional de Desporto do Centro.

O Seminário contou com comunicações proferidas pelo Professor Doutor Pedro Pinho Pereira Docente do Instituto Superior de Ciências Educativas, pelo Dr. Bruno Avelar Rosa, Docente da Escola Superior de Educação de Viseu e Diretor do Departamento de Formação da Federação Nacional de Karate, do Dr. Joaquim Gonçalves, Selecionador Nacional de Karate, e do Professor Doutor Abel Figueiredo, Docente da Escola Superior de Educação de Viseu.
 
Na opinião do Dr. Bruno Avelar Rosa, preletor no evento em questão, Docente na Escola Superior de Educação e Viseu e treinador de Karate e Judo, este evento "visou a promoção dos valores positivos associados à prática das Artes Marciais e Desportos de Combate, reforçando o interesse da sua abordagem na Educação Física Escolar, bem como a necessidade de adoção de modelos de iniciação desportiva que potenciem o seu património pedagógico".

Para António Azevedo, Docente responsável pela Unidade Curricular, "o evento primou pela adesão e pela qualidade dos temas debatidos, não apenas os inerentes às matérias dos Desportos de Combate, mas igualmente aos valores da ética no desporto".

A comissão organizadora foi agraciada por um avaliação extremamente positiva por grande parte dos presentes, tendo sido estimulada a repetir o evento noutros locais do país.

Pode ver o resumo das intervenções aqui.

[ + Notícias ]


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados