Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Notícias

Imagem

FPX atribui Prémio Fair Play ao Clube de Xadrez de Braga

11 de Fevereiro de 2020

No âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, que funciona em articulação entre o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e as federações desportivas nacionais, a Direção da Federação Portuguesa de Xadrez decidiu atribuir o Prémio Fair Play de 2019 à equipa do Clube de Xadrez de Braga.

O motivo da atribuição deste justo prémio deve-se a uma atitude muito honrosa tomada pelos responsáveis do clube bracarense num encontro da segunda ronda da 41.ª Taça de Portugal, frente à equipa B do Grupo de Xadrez do Porto, disputado no dia 23 de março.

Quando seguiam para Braga para realizar o referido encontro os elementos da equipa do Grupo de Xadrez do Porto viram o automóvel que os transportava ter de parar por motivo de avaria mecânica. Dada a proximidade da hora do início do encontro e a impossibilidade de chegarem a tempo para o jogo, pois ainda estavam a cinco quilómetros do destino, os elementos do GX Porto contactaram o CX Braga, referindo que iriam ter de faltar.

Empenhados em garantir a realização do encontro, os responsáveis do CX Braga fizeram questão de ir buscar os adversários onde eles se encontravam e transportaram-nos para o local do jogo, numa atitude de grande elevação desportiva. Assim, o encontro realizou-se como o previsto e o GX Porto B triunfou por 3-1, eliminando o CX Braga da Taça de Portugal.

Para a FPX, no entanto, a grande vitória desta Taça de Portugal foi mesmo conseguida através da atitude de fair play do CX Braga, que fez tudo para garantir a realização do encontro, quando podia, simplesmente, ter vencido por falta de comparência.

Além de, obviamente, aplaudir a atitude do CX Braga, a Direção da FPX agradece aos responsáveis do GX Porto, por terem sugerido um louvor ao clube bracarense.

[ + Notícias ]


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados