Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Concursos



III Edição do Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto

Aviso de Abertura de Concurso
16 de fevereiro de 2015

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), programa da iniciativa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e operacionalizado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), institui a III Edição do Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto.

O Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto tem por objetivo incentivar a investigação e a publicação de trabalhos académicos e científicos no âmbito da Ética no Desporto.

A este Prémio podem participar cidadãos de qualquer nacionalidade, maiores de 16 anos, apresentando trabalhos de ensaio ou investigação sobre qualquer aspeto relacionado com a Ética no Desporto.

Prazo de apresentação dos trabalhos: de 1 a 31 outubro de 2015.

Prémios 1º classificado: € 2.000,00 (dois mil euros) e diploma.

 

Regulamento disponível aqui.

Ficha de Candidatura aqui.

Declaração Complementar - Direitos Autorais aqui.

 

Concurso Terminado

Aos catorze dias do mês de Janeiro de dois mil e dezasseis, reuniu, na sede do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, 55, 1250-190 Lisboa, o Júri do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto.

Estiveram presentes os membros do Júri em conformidade com o Artigo 9.º (Composição) do Regulamento, a saber:
a) Prof. Doutor Luís Paulo - Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, indigitado pelo Conselho de Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnicos, via Skype;
b) Prof. Doutor Manuel Coelho-e-Silva da Universidade de Coimbra, personalidade de reconhecido mérito, via Skype;
d) Dr. Jorge Carvalho – Diretor do Departamento de Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), indigitado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED); e) Daniel Monteiro- Presidente da FADU.

O Prof. Doutor Pedro Mil Homens da Universidade de Lisboa, indigitado pelo Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas, não participou nesta reunião.

Os membros do Júri elegeram o Secretário Relator (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências).

Por motivo desta ausência o coordenador do PNED indigitou o Prof Jorge Carvalho como Presidente do Júri (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências).

O Presidente do Júri, Dr. Jorge Carvalho com o apoio do Secretário Relator, confirmou a regularidade formal de cada trabalho apresentado a concurso bem como a respetiva “Declaração Complementar sobre a transferência de direitos de propriedade intelectual dos trabalhos”.

O Presidente do Júri, Dr. Jorge Carvalho, após ouvir todos os jurados sobre a leitura que fizeram de cada trabalho, da análise aos comentários que teceram sobre cada um e, ainda, da análise da proposta de avaliação com base nos “Critérios de Avaliação” deliberou pela seguinte classificação:

1º Classificado: “A estrutura, a formação e actos desportivos. Que realidade para que valores?”
2º Classificado: “Bullyng no contexto da formação desportiva em Portugal”
3º Classificado: “Ética e Olimpismo na formação de treinadores”

O Júri deliberou recomendar para publicação, o trabalho vencedor, podendo os restantes trabalhos constar nessa publicação, através de um pequeno resumo dos mesmos. Para a viabilização desta publicação, os autores terão de se comprometer a proceder a uma revisão dos seus textos, de acordo as orientações do júri em termos científicos, técnicos e editoriais.

O prémio ao vencedor do Concurso será atribuído na Gala Anual da FADU, em data e local a determinar.

Conheça aqui o trabalho vencedor da III Edição do Prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a todos os concorrentes a participação neste concurso e a excelência dos trabalhos por eles apresentados.

Mais se informa que a IV edição do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto será lançada no final do mês de Março de 2016.




Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados